segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Preparando a Feira de Ciências...

Os alunos do Instituto Mairiporã estão desenvolvendo os trabalhos a serem apresentados na Feira de Ciências. Estão se reunindo com os professores orientadores de seus grupos para discutirem ideias que contribuem para o aperfeiçoamento dos trabalhos.
É bonito de se ver!!!





Aulas de Geografia nos Museus

Estamos trabalhando as fases de exploração humana sobre os recursos naturais (e suas origens, características, bem como suas utilizações) entre  elas  a primitiva e a urbano industrial . Daí a exploração dos minerais no museu de mineralogia e biblioteca. Num segundo momento a visita ao museu de arqueologia industrial, os alunos tiveram a oportunidade de virem as máquinas têxteis, vagões de trens e automóveis que remetem aos ciclos econômicos do café, primeiras indústrias de tecido no Brasil e a entrada de empresas montadoras automobilísticas. Com uma breve explanação complementando o conteúdo do material estudado, os alunos tiraram fotos, filmaram e apreciaram as peças em exposição.  Acredito que com essa atividade fixaram melhor as informações teóricas desenvolvidas em sala.
Professora Marci

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mais leitura...

Neste bimestre, os alunos do Fund II estão participando de uma dinâmica especial com o objetivo de  incentivar a leitura. Eles emprestaram um livro para um colega da classe. Depois que realizarem a leitura, farão uma resenha do livro lido e as trocarão entre si. Aí, caberá a cada aluno propor um final para a história lida pelo seu colega com base na resenha que ele fez.

Estão usando a imaginação! Tá saindo cada final...

Feira de Ciências - 2012

Já começaram os trabalhos para a Feira de Ciências de 2012. Nesse ano serão desenvolvidos trabalhos embasados em demonstrações experimentais.

A empolgação é geral! Só para despertar a curiosidade, seguem algumas propostas:

-Um passeio pela história da ciência: Pascal, Newton...

- Leonardo Da Vinci: um grande cientista!

- Comunicação via satélite: já imaginou o mundo sem ela?


Temos muito trabalho a fazer. Vamos lá!!!

Robôs Hidráulicos

Com a orientação do Prof. Ricardo, os alunos do 2º EM projetaram e construíram alguns experimentos demonstrativos do Princípio de Pascal que se emprega aos elevadores hidráulicos de postos de combustíveis e aos freios hidráulicos.


Além da aprendizagem, a apresentação dos trabalhos foi um show, pelo dinamismo e pelo design dos trabalhos.

Vale lembrar, que isso também contribui para a integração familiar, uma vez que nossos alunos precisaram (e puderam contar!) com a ajuda de seus avôs, pais, tios, irmãos.

O Instituto Mairiporã valoriza a integração entre a formação científica e a humana, procurando desenvolver a idéia de que não somos bons em tudo e por isso é sempre bom contar com os outros e nos colocarmos a disposição para ajudá-los.





Parabéns aos alunos, ao Prof. Ricardo e aos pais pelo envolvimento nesta tarefa!

Prêmio Construindo a Nação 2012

Prêmio Construindo a Nação 2012 – Instituto da Cidadania




Dia 12 de março o Instituto Mairiporã recebeu uma homenagem do Instituto da Cidadania, pelo reconhecimento dos trabalhos de Feira de Ciências – 2011, através dos quais desenvolvemos o tema Florestas, proposto pela UNESCO e fizemos uma parceria com a Escola Estadual Odarico Oliveira do Nascimento.

Já é a segunda vez que nossa escola é homenageada. Isso é motivo de muito orgulho para todos aqueles que se envolveram e contribuíram para o sucesso desse trabalho.

Parabéns aos alunos, professores, pais, gestores e funcionários!

É o cidadão mais leal...

É o cidadão do Instituto!




sábado, 31 de março de 2012

A importância da leitura

Já sabemos que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente acompanhada pelos pais e professores é beneficiada em diferentes sentidos como: aprender novas culturas, melhorar o vocabulário, deste modo se comunica melhor, além de desenvolver a criatividade e a imaginação.
A leitura também contribui para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Foi pensando nisso que direcionamos a leitura dos livros paradidáticos.

Os alunos do 6º ano realizaram a leitura do livro “Um garoto consumista na roça”, de Júlio Emílio Braz, da Editora Scipione é uma boa dica para quem quer ler um bom livro, com linguagem bem-humorada e refletir sobre temas como choque cultural e consequências do consumismo excessivo. 


Tino é um garoto de classe média carioca e sempre presenteado pela mãe - diretora de marketing de uma grande agência de publicidade - com roupas e acessórios de grife. "Coisificação de sentimentos" é o nome que o garoto dá ao ato materno de compensar a ausência com tênis da moda, óculos maneiros ou o computador mais moderno. 
Filho de pais separados, Tino entra em desespero quando descobre que a mãe irá viajar para Paris com o novo namorado e ele, em férias escolares, será levado pelo pai - que é um "ecochato", nas palavras do autor - para visitar a família em Bom Jesus de Camanducaia, em Minas Gerais, onde só existem três carros e o único telefone, que fica num armazém, só pode ser usado até as seis horas da tarde. 
Quando o garoto chega à cidade, há um inevitável estranhamento inicial: "são uns caipiras", diz Tino; "é um lunático", pensam os vários tios e primos mineiros. Aos poucos, as duas partes começam a aceitar as diferenças. No meio da narrativa, o autor aborda temas educativos como cuidados com a saúde e preservação do meio ambiente. 
"O consumo torna as crianças vítimas da moda e permeia todas as classes sociais", diz Júlio Emílio Braz. O autor, que ainda usa máquina de escrever para produzir seus textos, completa: "Hoje em dia a internet, os remédios, a terapia... tudo é consumo"! (Fonte: http://www.educacaoadventista.org.br/fundamental-2/para-ler/327/um-garoto-consumista-na-roca.html. Acesso em 31 de mar. 2012)



Já os alunos do 9º ano como introdução aos clássicos literários leram o livro “A Megera Domada,” de William Shakespeare. 

  
Esta obra é uma das comédias mais conhecidas de Shakespeare, onde o enredo é engraçado e com maior destaque às personagens de Petrúquio e Catarina. Cheia de energia e movimento, com ação se desenrolando num ritmo ágil, que prende o interesse do leitor da primeira a última linha, apresenta duas histórias a Catarina e Petrúquio e a dos pretendentes que se disfarçam paras conquistar Bianca, a irmã da megera. Boa parte da história se passa na casa de Batista Minola, o pai das jovens, e outra parte, na casa de campo de Petrúquio, onde ele utiliza o método para domar sua irascível esposa. (Fonte:http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=154366&Livro=A-Megera-Domada-Serie-Reencontro-Literatura-3.-Edicao-2011. Acesso em 31 de mar. 2012)





Professora Regina Alves