sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

2011 - ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA

Artigo       

   A química está presente em tudo, e é a base da vida.
   Toda matéria que nos rodeia, e na imensidão do universo encontramos elementos químicos que se combinam, transformam originando novas substâncias. Diria eu que é uma ciência que consegue unir a razão e a emoção em um só momento e, falando em razão gostaria de lembrar do pai da química moderna, Antoine Laurent de Lavoisier, um dos maiores cientistas do séc. XVIII. Ilustre  por seus estudos sobre a conservação da matéria, e  imortalizado pela frase popular:
— "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

Vamos pensar um pouco:
- O que explica essa tal química moderna de Lavoisier?
A resposta é muito simples: existe uma combinação das substâncias e não uma decomposição.
Gostaria de fazer algumas perguntas:
- Será que o ser humano respeitou e respeita a lei: "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."?
- OPSSS!!! Ser humano?
   Às vezes quando pronunciamos essas palavras, esse tal de ser humano parece tão distante de nós. Pronuncie as palavras vagarosamente e comece a perceber que eu, você, sua família, seus amigos, todos estamos intimamente inseridos dentro delas: “SER HUMANO”.
- Quem será que inventou essa palavra????? Não adianta brincar de não fui eu.  Temos que definitivamente nos inserir nela, e perceber o que podemos fazer para que em  nosso entorno se faça valer a lei de Lavoisier.
- Será que se a Lei da conservação das massas tivesse sido respeitada estaríamos vivendo problemas como efeito estufa, destruição da camada de ozônio e tantos outros?
  A natureza assume a lei da ação e reação e devolve estímulos antrópicos e predadores às vezes de forma sutil, às vezes de forma drástica. Portanto, lembre-se de fazer valer a Lei de Lavoisier para todas as ações de sua vida.
- Será que este tema pode vir no vestibular como redação? Quem sabe...

Professora de Química e Iniciação Científica Selma Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário